6 dicas para universitários que moram sozinhos em São Carlos

Alugar imóvel para universitários não é tarefa simples. Existem regiões, tipos de residências, morar em república ou sozinho. São dúvidas que surgem junto com a incerteza de quem vai morar fora de casa pela primeira vez. Por isso, separamos algumas dicas para universitários que moram sozinhos em São Carlos.

Nesse texto, não vamos falar sobre o processo de alugar um imóvel em São Carlos. Em vez disso, focaremos nos primeiros passos que o universitário deve tomar logo que pegar as chaves do imóvel.

Por isso, se quiser ver facilidades que a Cardinali proporciona para alugar imóvel em São Carlos, pode clicar aqui. Ou se deseja dicas para escolher o apartamento universitário ideal, leia este texto.

Aqui, vamos focar em dicas para universitários sobre manutenção, segurança e convivência. A grande maioria dos calouros nunca morou fora, e nem sempre conhece boas práticas para ter uma vida mais tranquila.

Dicas para universitários que moram sozinhos em São Carlos

1 – Troque a fechadura do imóvel

 Uma das primeiras coisas a se fazer depois de ter alugado um imóvel, é trocar suas fechaduras. São dois motivos principais: o primeiro, é que você não sabe se alguém tem uma cópia daquela chave.

Pode ser o antigo dono, amigo ou funcionário de alguma imobiliária. E você não sabe se alguma dessas pessoas têm más intenções.

O segundo motivo é parecido com o primeiro. Normalmente, o proprietário anuncia seu imóvel em várias imobiliárias. Quando alguém o aluga, ele pode esquecer de removê-lo da lista das outras empresas.

Nesse caso, pode acontecer de você receber uma visita não planejada de um corretor e outro interessado no imóvel – já alugado. Isso sem contar nos riscos de segurança.

2 – Conferir o laudo de vistoria

 

Ao alugar um imóvel, você deve acompanhar a vistoria de entrada antes de assinar o contrato. É importante mencionar eventuais defeitos e imperfeições para que tudo esteja registrado nesse laudo.

Entretanto, algumas coisas passam despercebidas no momento da vistoria. Por isso, existe um prazo para você contestá-la – geralmente, cinco dias. É importante, nesse período, ficar atento aos detalhes do imóvel, e contatar a imobiliária se algo estiver errado.

Caso contrário, quando você sair e a vistoria de entrada for comparada com a de saída, você será cobrado pelos defeitos do imóvel.

3 – Confira a voltagem do imóvel

 

Em São Carlos, os imóveis possuem duas voltagens – 127v (conhecida como 110v) e 220v. Isso não existe em todas as cidades do Brasil. Por isso, algumas pessoas não se atentam a isso e perdem eletrônicos e eletrodomésticos.

Assim, ao entrar no imóvel, cheque todas as tomadas – inclusive o chuveiro. Se não tiver equipamento, que é bem simples, peça para a imobiliária (eles podem te ajudar com isso). Dessa maneira, você evita prejuízos que podem ser bem caros.

4 – Atente-se às regras de convivência

 

Se você está morando em um condomínio – vertical ou horizontal, leia o regimento interno. Pode existir alguma regra que você considera absurda – mas está lá e você precisa cumpri-la.

Portanto, evite problemas com vizinhos e síndicos, que podem até se tornar prejuízos financeiros.

Mesmo se você não morar em condomínio, é importante tomar cuidado com a convivência. Universitários nem sempre são bem recebidos pela vizinhança por conta do barulho, principalmente. Assim, é sempre bom evitar atritos.

5 – Conheça os horários de lixeiro

 

Se você for o responsável por levar o lixo para a rua, atente-se aos horários que a coleta de lixo passa em frente à sua casa. Assim, você evita o mal cheiro e que o lixo se acumule na rua – ou na sua casa.

6 – Cuidado com a limpeza do imóvel

 

Alguns imóveis possuem móveis de materiais delicados, como madeira e até mesmo metais. Limpá-los com produtos impróprios, da maneira errada ou, pior, não limpar, pode estragar o imóvel.

E se isso acontecer, o prejuízo e a dor de cabeça costumam ser grandes.

Conte com o apoio da imobiliária

Se você veio de outra cidade para estudar em São Carlos, pode não conhecer a cidade e onde encontrar bons serviços. Essas dicas para universitários podem não abordar sua dúvida (se for o caso, comente abaixo que podemos te ajudar!).

Por isso, é função da imobiliária indicar profissionais qualificados de manutenção e até mesmo limpeza, e te dar todo o suporte enquanto estiver em contrato com eles. A Cardinali

Quer receber mais dicas para sua casa, informações sobre o mercado imobiliário e até decoração? Inscreva-se na nossa newsletter e saiba de todas as novidades de nosso blog! Novo em São Carlos? Clique na imagem e baixe o Guia do Estudante Cardinali

 

 5,483 total views,  1 views today

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.