Aluguel para estudantes em São Carlos: quais são as melhores regiões?

Umas das primeiras preocupações de um estudante ao passar numa universidade fora de sua cidade natal é encontrar o lugar ideal para morar. E a pergunta é: onde encontrar aluguel para estudantes?

Seja em casa ou apartamento, um recém chegado a uma cidade desconhecida procura em uma nova moradia algumas comodidades.

Afinal, a adaptação à vida adulta não é simples. Uma nova moradia deve possibilitar poucas dores de cabeça para que, assim, o estudante possa dedicar o tempo e a energia necessários – que não são poucos – às atividades acadêmicas.

O que analisar ao pesquisar aluguel para estudantes em São Carlos?

Um fator determinante é a proximidade com a universidade. É fundamental que a locomoção ela seja rápida e segura. Afinal, este será o local que o estudante irá frequentar todos os dias e permanecer boa parte do seu tempo. Para isso, nada melhor que morar próximo à faculdade.

aluguel para estudantes são carlos
O campus da USP fica no centro de São Carlos e, por isso, possui várias opções próximas. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Em segundo lugar, vem a facilidade de acesso a estabelecimentos e serviços primordiais do cotidiano. Bancos, supermercados, restaurantes, bares, farmácias e tudo mais que torne sua rotina mais tranquila e sem grandes transtornos.

Tudo isso, claro, por um custo que caiba no orçamento. E sabemos que o de universitários, principalmente daqueles que estão fora de casa, costuma ser apertado.

Algumas regiões de São Carlos já se notabilizam por receberem um grande contingente de estudantes todos os anos. Com duas das melhores universidade do país – USP e UFSCAR -, só em 2018, a cidade recebeu cerca de três mil novos moradores, número que se mantém constante ano após ano.

Por isso, São Carlos se coloca como uma cidade bastante acolhedora dos universitários. Eles contribuem significativamente para a economia local, aquecendo os setores de comércio, serviços e, claro, imobiliário.

Além disso, também são um grande atrativo para empresas que perceberam que este perfil se trata de mão-de-obra qualificada e com custo acessível.

Mas quais são as melhores regiões para aluguel para estudantes em São Carlos?

Cidade Jardim e Jardim Nova Santa Paula

cidade jardim regiões estudantes São Carlos
O bairro Cidade Jardim fica entre as duas universidades públicas, e por isso possui excelente infraestrutura.

Cidade Jardim e Jardim Nova Santa Paula são dois bairros que abrigam muitos estudantes, tanto da USP como da UFSCAR, por estarem localizados justamente entre os dois campi e próximos da região central.

jardim nova santa paula regiões estudantes São Carlos
O Jardim Nova Santa Paula também é um bairro bem localizado para todos os estudantes.

Situados na região do Kartódromo, possuem uma boa e consolidada estrutura de serviços e comércios para receber os universitários. Por isso, esses dois bairros apresentam uma grande concentração de apartamentos preparados para estudantes.

Além disso, pelo alto número de universitários, essa região conta com grande aglomeração de repúblicas. Tudo isso torna esses dois bairros ótimas opções para esse público.

Jardim Lutfalla

Jardim Lutfalla regiões são carlos estudantes
O Jardim Lutfalla possui mais estudantes da USP, por estar a poucos minutos de uma das portarias. Mas também não é longe da UFSCar.

Muitos estudantes, principalmente da USP, também procuram casa ou apartamento na região do Jardim Lutfalla. Quase ao lado campus, está a poucos passos da portaria da USP, conhecida como “entrada da matemática”.

Ao mesmo tempo, esse bairro fica próximo à Avenida São Carlos, principal avenida da cidade, com fácil acesso à região central. Por isso, oferece uma gama de serviços próximos aos que ali residem.

Outro fator que atrai muitos universitários para esse bairro é estar muito próximo da rodoviária da cidade, o que significa um enorme ponto positivo para os estudantes que costumam voltar para suas cidades de origem nos fins de semana e feriados.

Vila Marina e Vila Celina

aluguel para estudantes são carlos
Vários estudantes da UFSCar moram na Vila Celina

Bairros que ficam próximos ao Hospital Escola. Esta é uma região que atrai muitos estudantes da UFSCar, justamente pela proximidade do campus. Por estar um pouco mais afastada do centro de São Carlos e próxima à pista, o preço do aluguel é mais barato em relação aos outros bairros citados.

Além da boa estrutura no bairro e boas opções de imóveis, o preço do aluguel acaba sendo um atrativo a mais para alguns estudantes.

Vila marina regiões estudantes São Carlos
A Vila Marina é bem próxima à UFSCar.

 

Diversas opções de imóveis

Essas são as principais localidades que atraem os universitários que chegam a São Carlos. Também é preciso considerar outros fatores. O importante é pesquisar e ponderar o que os bairros oferecem para tomar a melhor decisão. E opções de aluguel para estudantes não faltam!

Gostou do post e quer ficar por dentro de todas as novidade do mercado imobiliário em São Carlos? Assine a nossa newsletter!

 10,061 total views,  7 views today

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.