Assinatura digital é a facilidade que você precisa para alugar um imóvel

Se você quer mais segurança, tranquilidade e praticidade na hora de alugar um imóvel, a assinatura digital é a tecnologia certa, que chegou para facilitar as negociações.

Contudo, tem algumas imobiliárias que ainda não se adequaram a essa novidade e continuam presas aos contratos em papéis. Mas esse tipo de documento físico possui uma série de processos burocráticos que atrasam a conclusão da locação por dias ou até semanas. 

É preciso recolher todos os documentos exigidos, a assinatura de todos os envolvidos – inquilino, proprietário e imobiliária – em todas as vias, fazer reconhecimento de firma em cartório e, só assim, sair com o contrato de aluguel pronto.

Viu quanta burocracia? 

Mas com a assinatura digital, o novo contrato de aluguel pode ser firmado de onde você estiver, a qualquer momento, na palma da sua mão, por seu smartphone ou computador.

Porém, é normal ter insegurança quanto a essa nova forma de assinatura de contrato, ainda mais quando envolve a negociação de uma moradia.

Dessa forma, para esclarecer as principais dúvidas, neste conteúdo abordaremos como funciona a assinatura digital na hora de alugar um imóvel.

Continue a leitura.

Como funciona a assinatura digital para alugar um imóvel?

A assinatura digital é uma autenticação criptografada que serve para validar a negociação imobiliária. Esse tipo de registro é legal e possui validade jurídica. 

Feita através de uma plataforma online, que disponibiliza a assinatura digital do contrato de locação, garantindo que a mesma seja composta por 3 elementos fundamentais para a sua validade e segurança. 

São eles: 1 – comprovação de integridade do documento assinado; 2 – identificação/autenticação do autor da assinatura; 3 – registro da assinatura.

As plataformas mais comuns e utilizadas no mercado são: Docusign, Zapsign, e Clicksign.

Nesse sentido, após a elaboração do contrato com todas as cláusulas do aluguel, ele é disponibilizado no formato digital e segue os seguintes passos:

  • Envio do contrato: a imobiliária envia o contrato digital para o e-mail do locatário, locador e fiador (se houver);
  • Assinatura pelo locatário: o locatário acessa o contrato através do link recebido e assina usando o certificado digital ou assinatura eletrônica;
  • Assinatura pelo locador: o locador também acessa o contrato e assina digitalmente da mesma forma;
  • O contrato é assinado digitalmente por ambas as partes e fica disponível para download e consulta na plataforma.

Qual a diferença da assinatura eletrônica x assinatura digital?

A assinatura digital utiliza um certificado digital emitido por uma entidade certificadora credenciada, como ICP Brasil (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação).

Já a eletrônica não exige certificado digital, mas utiliza mecanismos de segurança para garantir a autenticidade da assinatura, como código de confirmação enviado por SMS ou e-mail.

Basicamente, a assinatura eletrônica pode envolver diversos tipos de validações, sendo recomendada para negociações de baixo risco. Enquanto a assinatura digital possui um grau de segurança maior, e qualquer tentativa de fraude, invalida a negociação.

Vantagens da assinatura digital no contrato de locação

A assinatura digital representa uma série de facilidades para esse trâmite de assinatura. Primeiramente, o processo fica bem mais rápido, podendo um contrato ser assinado em apenas uma hora. 

Outra vantagem é que é barato e economiza tempo e dinheiro, tanto do locatário como do locador.

A acessibilidade que as assinaturas digitais oferecem também é um grande atrativo. O locatário não precisa ficar transportando as vias do contrato de um lugar para outro para colher as assinaturas.

Assim como é dispensado de ter de ir até ao cartório para reconhecer firma. Isso sem contar toda a leva de documentos que é preciso recolher para a assinatura do contrato.

O interessado em alugar um imóvel pode assinar um contrato de aluguel sem sair de casa. Pode fazer isso pelo computador, pelo seu celular ou tablet. 

Além disso, é uma ação com efeito sustentável, uma vez que uma boa quantidade de papel é evitada pelo meio digital.

É seguro alugar imóvel com assinatura digital?

Como é comum com novas tecnologias, muitas pessoas ficam desconfiadas quanto à validade de um documento assinado por via eletrônica. 

No entanto, o contrato de aluguel digital possui a mesma validade jurídica do documento em papel, seguindo as normas e regulamentações brasileiras para documentos eletrônicos.

Atualmente estima-se que 30% das transações de aluguel imobiliário já são feitas por meio digital. Isso é possível graças a plataformas de Certificação Digital, como a Docusign

Essa certificação garante a integridade do documento e de sua autoria, portanto, é completamente legal.

Para isso, basta o interessado em alugar um imóvel se cadastrar no site da Docusign e assinar o contrato digitalmente. 

Em pouco tempo, o documento está legalmente pronto e, assim, todo o processo do aluguel é adiantado e otimizado. Ou seja, facilita a vida de quem está procurando e de quem está oferecendo um imóvel para alugar.

Portanto, ao saber de toda a facilidade e segurança que a assinatura digital oferece, na hora alugar um imóvel, escolha uma imobiliária 100% digital que, além da assinatura, oferece outros processos online para a sua jornada em busca do imóvel ideal.

 81 total views,  5 views today

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.