Cardicast entrevista Vanderlei Bagnato

O Cardicast, podcast da Imobiliária Cardinali recebeu um dos mais reconhecidos pesquisadores do Brasil, o Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato em mais um episódio.

O professor do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo, esteve na sede da Imobiliária Cardinali e contou um pouco de sua relação com São Carlos, nasceu, cresceu, estudou na graduação nas duas universidades (física na USP e engenharia de materiais na UFSCar, quando era permitido fazer isso) e onde baseou sua trajetória profissional.

A física falou mais alto, e se tornou professor da USP em 1981, com doutorado Massachusetts Institute of Technology – MIT e livre docência pela própria USP em 1990.

Vanderlei Bagnato pesquisa sobre física atômica aplicações da óptica na saúde. Seu trabalho em ensino, pesquisa e extensão o fez ser convidado para se tornar membro de diversas entidades, como a Academia Brasileira de Ciências, The Academy of Sciences for the Developing World, da Academia Pontifícia de Ciências do Vaticano, e da National Academy of Sciences (USA).

No bate-papo, mostrou como o ofício de seus antepassados acabou influenciando seu interesse pela ciência, sua experiência de vida e as contribuições da pesquisa para o bem-estar e o desenvolvimento de toda a Humanidade. Dada a sua relação com o Vaticano, tendo inclusive conhecido o Papa Francisco, o professor também discorreu sobre como acredita que é falsa a dicotomia que ciência e fé são antagônicas.

Por fim, Bagnato também discorreu sobre o que considera uma atuação social por parte do mercado imobiliário, e como acredita que o trabalho de uma imobiliária como a Cardinali auxilia e se torna um dos grandes atrativos da cidade de São Carlos para atrair as melhores cabeças para as suas universidades.

Se você ainda não assistiu aos últimos episódios do Cardicast, confira nossos últimos episódios com Italinho Cardinali e Pedro Ivo de Medeiros.

 14,227 total views,  1 views today

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.