Como é morar no Centro de Araraquara

Definir o Centro de Araraquara é fácil. A cidade nasceu a partir da Capela de São Bento, onde hoje fica a Matriz. Como é o mais comum a qualquer cidade, tudo ao redor do ponto onde ela nasce é o Centro. Araraquara não é diferente. E bem diferente de muitas cidades do mesmo tamanho ou maiores, o Centro de Araraquara segue sendo o coração da cidade. Morar lá é uma excelente opção para todos os gostos e bolsos.

Números

A primeira particularidade do Centro de Araraquara são os apelidos das ruas no sentido Norte-Sul. da Rua Major Carvalho Filho (rua 0), ao lado da Via Expressa (e consequentemente da linha do trem) até a Rua Expedicionários do Brasil (8), todas são mais conhecidas pelos números que pelos nomes. Isso acabou influenciando outras ruas mais a oeste, e até a 36 (que não é paralela, e sim cruza ao norte com boa parte das 8).

Por ter sido a origem, todos os caminhos de Araraquara partem do centro, então qualquer lugar que queira ir é de fácil acesso. O centro é cercado pela Via Expressa que liga o norte ao sul da cidade pelo leste (ao leito da Estrada de Ferro). Através dos pontilhões da Duque de Caxias / 22 de Agosto e da Avenida Barroso / Padre Antônio Cezarino se chega à Vila Xavier. Ao norte, toda a 36 que separa do Santa Angelina e liga a Lupo e o Jaraguá à Fonte. E ao Sul, a 7 de Setembro separa o Centro da Vila Progresso.

Morar no Centro

O Centro de Araraquara oferece várias opções de imóveis para morar. Desde casas antigas e tradicionais a prédios modernos e luxuosos. Apartamentos de cerca de 100m² e em localização nobre possuem aluguéis bem interessantes se comparados a cidades de porte semelhante. Apartamentos menores que 50m² também têm preços bem interessantes para famílias menores e são uma interessante opção para solteiros.

A presença de vários órgãos públicos e sedes de empresas, além das proximidades dos campi da Unesp, Uniara e Faculdade Logatti influenciam o bairro positivamente. Toda uma rede de bares, lanchonetes, restaurantes para todos os estilos são encontrados em todas as ruas da região.

O Shopping Lupo, instalado na primeira unidade da famosa empresa têxtil, desde a década passada deu um impulso na modernização dos seus entornos.

Rua 2

A Rua 2, ou Nove de Julho (cuidado com a confusão) é o grande centro comercial de Araraquara. Seus mais de 20 quarteirões contam desde lojas tradicionais, sofisticadas e populares espalhadas por toda a sua extensão. A partir do cruzamento com a Avenida Portugal, a 2 se torna um boulevard por quatro quarteirões com apenas duas faixas de veículo sem estacionamento (apenas recuos para desembarque) com calçadas largas e ilhas com bancos e arbustos. Isso aumentou ainda mais a circulação de pedestres e impulsionou o já forte comércio até o cruzamento com a José Bonifácio.

Rua 5

A Rua Voluntários da Pátria, também conhecida como 5, é um símbolo máximo do alto índice de arborização das ruas de Araraquara. Os oitis plantados na década de 10 pelo prefeito Major Dario Alves de Carvalho
entre as avenidas Djalma Dutra e a José Bonifácio transformaram a rua em um túnel verde. As mudas vieram do Rio de Janeiro, e foram plantados também na Rua São Bento (3), mas não foram mantidos como na 5. Os charmosos paralelepípedos ajudam a manter a rua como um cartão postal da cidade e ainda atraíram comércio e serviços sofisticados, como restaurantes, bares descolados, unidades educacionais e museus. Um oásis de tranquilidade e beleza encrustado no centro de Araraquara.

Matriz de São Bento

Nascedouro da cidade, a Igreja Matriz de São Bento foi construída originalmente pelo fundador Pedro José Neto em madeira e palha. Pouco tempo depois a população se reuniu para construir em tijolos. A atual igreja é a quinta desde a original. A quarta construção foi palco de um dos mais célebres e sangrentos episódios da história da cidade, o linchamento dos Britos. A quinta e atual igreja começou a ser construída em 1961 e só terminou em 2011, 50 anos depois. Visível de toda a cidade, o marco do nascimento de Araraquara é um dos mais belos cartões postais do interior paulista.

Imóvel no Centro é com a Cardinali

Seja casa ou apartamento, compra ou aluguel, o melhor imóvel no centro de Araraquara está na Imobiliária Cardinali. Nossos corretores estão à disposição presencialmente ou virtualmente para escolher o melhor imóvel que se encaixa no seu gosto e bolso, com as melhores condições de pagamento e financiamento.

Centro de Araraquara

 819 total views,  1 views today

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.