Energia solar fotovoltaica é um bom investimento para o imóvel

A crise hídrica é um dos assuntos mais discutidos no momento, e a energia solar fotovoltaica ganha um destaque ainda maior. Para quem tem imóvel, fica a questão: é um bom investimento para se fazer em um imóvel?

Quando analisamos a economia de energia gerada pela energia solar fotovoltaica, o impacto desses recursos no orçamento – seja familiar, seja empresarial – e também na valorização de um imóvel, fica muito claro que a energia solar fotovoltaica é um investimento altamente recomendável. E apesar do que possa parecer, em muitos casos a instalação de um sistema fotovoltaico pode ser vantajosa até mesmo em imóveis alugados!

Economia

Os sistemas de energia solar fotovoltaica podem proporcionar uma economia de até 95% no valor pago pela energia elétrica. O investimento inicial, que pode ser financiado, tem retorno em pouco anos. Isso representa um investimento de retorno garantido em caso de pagamento com recursos próp´rios, ou então um desencaixe de poucos anos no orçamento, seja familiar, seja corporativo, em caso de financiamento.

Falando em relação ao tempo, os sistema de geração de energia solar fotovoltaica têm um payback em média de quatro anos. Após este tempo, os sistemas têm garantia de até 30 anos de que vão ter desempenho superior a 80% da geração inicial. Ou seja: após o payback o usuário seguirá tendo o retorno sem precisar investir mais.

Autonomia

Com as sucessivas altas no preço, a energia elétrica vem ficando cada vez mais cara. Com 65% da matriz energética brasileira dependendo do regime de chuvas e das custosas (em todos os sentidos) hidrelétricas, e com as alternativas inviáveis ou poluidoras, a autogeração pode ser vantajosa em outros aspectos.

Sem depender tanto da energia distribuída pela rede, o proprietário do imóvel pode planejar com mais tranquilidade, sem ficar refém da volatilidade da oferta e demanda por energia elétrica que cada vez mais se mostra um problema para o Brasil.

Autonomia não significa independência. Muitas pessoas ainda acham que os sistemas fotovoltaicos podem desligar o imóvel da rede elétrica. Isso é possível, mas ainda ´é muito caro. Os sistemas disponíveis no mercado são ligados à rede elétrica convencional e são planejados para produzir além daquilo que consomem.

Esta energia é injetada na rede, e a operadora mede o saldo entre o que foi produzido e o que é consumido pelo imóvel em horários em que não há a produção (à noite, basicamente) ou que a produção não atende ao consumo.

Os especialistas em energia solar fotovoltaica já têm larga experiência nestes cálculos e sabem dimensionar perfeitamente para que a economia seja a mais rentável possível.

Sustentabilidade com Energia Solar Fotovoltaica

Por ser uma energia limpa, que demanda pouca manutenção e cuja matriz é inesgotável (por alguns bilhões de anos), a energia solar fotovoltaica é um indicador de sustentabilidade.

Para empresas, a sustentabilidade é um fator de extrema importância em diversos sentidos, como certificações, resultados ESG (ambientais, sociais e de governaça), rentabilidade e marketing.

Já para as residências, a energia fotovoltaica significa um esforço individual em prol do coletivo, diminuindo a pressão por geração de energia de fonte hidrelétrica, termelétrica e nuclear, contribuindo para um presente e futuro mais limpos e sustentáveis.

Valorização do imóvel

Estudos internacionais apontam que a energia solar valoriza o imóvel. Porém, os valores no Brasil apontam para uma melhoria nos valores bem além dos 6% dos Estados Unidos. Com um potencial geração muito mais consistente, observa-se no Brasil que as propriedades com energia solar fotovoltaica instalada tem os preços em média 10% maiores. Porém, apesar de parecer um aspecto ruim para o comprador, é um jogo de ganha-ganha. O vendedor consegue um retorno muito maior do que o seu investimento e o comprador recupera os 10% a mais no valor do imóvel em muito pouco tempo com a economia que terão na conta de energia.

Rentabilidade mesmo em imóveis locados

Pode parecer improvável que seja vantajoso alguém instalar um sistema de energia fotovoltaica em um imóvel alugado ou um proprietário instalar em um que pretende alugar. Porém, em ambos os casos pode ser vantajoso.

Com um contrato de aluguel maior do que cinco anos, e com o payback estimado em média em quatro anos, a vantagem já está garantida.

Isso pode ser ainda maior caso o contrato seja em um prazo mais longo.

Já para quem vai alugar um imóvel, o investimento pode ser facilmente recuperado mostrando ao locatário que a economia de energia vai compensar um aluguel mais caro do que o de um imóvel sem o sistema instalado. O proprietário absorve o que seria pago à operadora de energia elétrica e o locatário paga menos na diferença do aluguel do que o que pagaria na conta. Mais uma vez ganha-ganha.

Cardinali

A Cardinali tem em sua carteira imóveis com energia solar fotovoltaica para vender ou alugar. Além disso, seus corretores podem indicar os melhores instaladores da região para proporcionar a você o ingresso a essa verdadeira revolução energética que está apenas começando.

Acesse: https://www.cardinali.com.br/

 329 total views,  1 views today

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.