Tudo o que você precisa saber sobre avaliação de imóvel

Para vender um imóvel sem erro, a avaliação de imóvel é fundamental, pois ela ajuda a definir um valor justo para a propriedade, evitando preços fora da realidade que podem gerar prejuízos ou deixar o imóvel parado.

Essa análise técnica determina o valor com base em critérios técnicos do mercado imobiliário, como: localização, diferenciais, metragem, acabamentos, regularização, entre outros.

Veja a seguir como funciona, quem pode fazer, fatores que influenciam e como preparar seu imóvel para uma boa avaliação.

Como é feita a avaliação de imóvel? 

A avaliação de um imóvel não é só um “chute” ou uma simples média de preços.

É um processo técnico e cuidadoso, que ajuda você a colocar sua casa ou apartamento no mercado pelo valor certo, nem tão alto que afaste os interessados, nem tão baixo que cause prejuízo.

O que é verificado na avaliação de imóvel?

Localização faz toda a diferença

O bairro e a região em que o imóvel está localizado têm um peso enorme no valor. 

Áreas com fácil acesso a transporte público, perto de universidades, grandes empresas, hospitais, comércio, serviços, praças e parques costumam ser mais valorizadas. 

Afinal, praticidade e qualidade de vida contam muito para quem vai comprar.

Características do imóvel

Aqui entram detalhes como a idade do imóvel, o tamanho total e da área construída, quantos quartos e vagas de garagem ele oferece e até a lógica da planta (por exemplo, se os ambientes são bem distribuídos). 

Também são avaliados os acabamentos internos e externos, pintura, pisos, muros, portas e janelas, porque influenciam diretamente na aparência e conservação.

Diferenciais em condomínios

Se for apartamento ou casa em condomínio, entram na conta as áreas de lazer (salão de festas, piscina, academia, playground), número de elevadores, segurança, estado da fachada e até se o condomínio oferece serviços extras. 

Tudo isso agrega valor.

Comparação com imóveis parecidos

Não basta olhar só para dentro do imóvel: é feita uma pesquisa detalhada de outros imóveis similares que estão à venda ou foram vendidos recentemente na mesma região. 

Isso garante que o preço esteja dentro da realidade do mercado e evita distorções que podem atrapalhar a venda ou compra.

Fatores externos que impactam o preço

Algumas coisas que às vezes a gente nem pensa também são analisadas, como o andar do apartamento e até o perfil da vizinhança, que podem ser fatores que agregam, ou não, valor à propriedade.

Claro, sem contar a economia do país, que é capaz de acelerar negociações ou fazer com que os compradores ponderem mais sobre a decisão de comprar ou alugar um imóvel.

Mas quem pode fazer esse tipo de avaliação? Qualquer pessoa? Não é bem assim! Veja a seguir quais são os profissionais autorizados a realizar a avaliação para definir o valor do imóvel.

Quem faz a avaliação de imóvel?

Atualmente, de acordo com a legislação, o profissional responsável pela avaliação de imóveis deve ser o corretor imobiliário certificado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), com especialização neste tipo de demanda.

No caso de um parecer técnico, mais usado em casos de avaliações expedidas pela Justiça, essa avaliação só pode ser feita por corretores que têm diploma superior em gestão imobiliária ou por aqueles especialistas em avaliação imobiliária pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci).

Cuidados básicos: precauções antes de avaliar seu imóvel

Na hora de fazer sua avaliação de imóvel é preciso tomar alguns cuidados básicos para que o resultado seja fiel ao valor verdadeiro.

O primeiro deles é garantir que o avaliador é realmente certificado e tem conhecimento de mercado suficiente para que se realize um trabalho bem feito. Desconfie de valores muito baixos ou muito altos para não ser enganado.

Ter essa pesquisa prévia de valores base ajuda em muito a se esquivar de golpes. 

Por exemplo, se uma casa está com o preço bem mais baixo do que o do mercado, é possível que algo não esteja bem e que isso possa se tornar uma dor de cabeça no futuro. 

Sendo assim, a avaliação de imóvel é muito mais do que descobrir um preço: é entender o verdadeiro valor da sua propriedade com base em localização, características, diferenciais e comparação de mercado.

 Esse processo evita que seu imóvel fique parado, ou seja vendido por menos do que vale: além de ajudar a negociar com mais confiança.

Mas se você ainda tem dúvida sobre quanto vale o seu imóvel, e quer uma ajuda profissional e experiente para te auxiliar, que tal usar nossa calculadora de imóveis?

Criamos essa ferramenta para ajudar quem não quer perder tempo para vender o imóvel quanto antes, mas precisa definir o valor correto da negociação.

É simples, rápido e pode te dar uma ideia inicial do valor do seu imóvel antes mesmo de falar com um especialista.

↪️Acesse a calculadora de imóveis da Cardinali e descubra quanto seu imóvel pode valer!

Imobiliária Cardinali

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.