Valorização do imóvel. Entenda como funciona.

Chegou a hora de realizar um grande sonho: a compra do imóvel próprio. E, com toda a certeza, você já se deparou com o assunto de valorização do imóvel. 

A fase de planejamento, ainda mais se é o seu primeiro empreendimento, é fundamental para se evitar cair em ciladas e situações que podem transformar o seu sonho, em pesadelo.

E um fator de risco que precisa ser cuidadosamente avaliado, é a valorização do imóvel

Todo bem comercializado, tem o seu preço influenciado pela valorização, ou desvalorização, do seu valor inicial. 

Isso inclui todos os bens que você pode imaginar: eletrônicos, carros, imóveis e etc. Ou seja: quando se adquiri uma casa ou apartamento, o valor que se pagou no ato da compra, não será o mesmo dali a um tempo.

Para entender melhor esse assunto, é preciso compreender como e quais itens, são considerados na hora de se medir a valorização do imóvel. Entenda mais a seguir.

Quais são os fatores que afetam a valorização do imóvel?

A compra de um imóvel é um investimento, isso não se pode negar. Portanto, como todo investimento, é preciso se avaliar seu rendimento, assim como os riscos.

Portanto, se você está planejando sair do aluguel e apostar na compra da sua casa própria, veja alguns pontos que afetam a valorização do imóvel:

1 – Localidade

Parece meu óbvio, mas é importante reforçar esse ponto. O local aonde o imóvel foi construído, é o fator que mais influência na valorização do mesmo.

E, para avaliar o local, não basta analisar as condições atuais do mesmo. É preciso tentar conhecer quais são os planos para o bairro ou região.

Saber se existe um planejamento para construção de mais escolas, comércios, centro comerciais (como shoppings), hipermercados e etc.

Além disso, é necessário saber a reputação do bairro em si e de seus vizinhos. Saber qual é o nível de segurança é fundamental também.

Em São Carlos: Na cidade de São Carlos, por conta das universidades os bairros mais próximos à estas instituições de ensino possuem grande busca e valorização, por exemplo.

2 – Estado de conservação do imóvel

Outro ponto fundamental que é avaliado na valorização do imóvel, é o estado em que ele se encontra.

Tanto esteticamente, quanto em questão estrutural. Se a parte externa e interna estão bem conservados e mantidos, o imóvel está com todas as suas manutenções em dia e se não apresenta nenhum problema grave, como infiltrações, por exemplo.

3 – Regularização das obrigações do imóvel

Se a casa está com tudo em dia com a prefeitura, isso influência e muito o seu valor ao longo do tempo.

E essa regularização se deve a tudo: pagamento dos impostos devidos (IPTU, água, luz) e documentação em dia, são alguns dos pontos avaliados.

Um imóvel só pode ser comercializado livre de qualquer tipo de ônus. Uma imobiliária séria retira todas as certidões para certificar-se que aquele imóvel não apresenta nenhum ônus em nenhuma esfera.

4 – Acessibilidade a serviços

Atrelado a localização, esse é um fator que ajuda e muito a valorizar. Se o imóvel fica em uma área que facilmente acessa o transporte público, se fica a poucos minutos de uma escola ou serviço de saúde, ou até mesmo fica próximo a vias importantes.

E consigo fazer uma simulação de valorização do imóvel?

Conforme abordamos acima, são diversos fatores que impactam diretamente no cálculo de valorização do imóvel. 

Porém, existem alguns recursos que te permitem prever o que vai influenciar na valorização do seu imóvel.

Existem diversos sites, inclusive de órgãos relacionados ao mercado imobiliário (como o Secovi, por exemplo), que emitem relatórios mensais sobre os índices de valorização, tanto na venda de imóveis, quanto na locação. 

Dessa forma, é possível se ter uma previsão mínima dos fatores econômicos que podem influenciar no valor do imóvel a curto e longo prazo.

“O segredo de um bom investimento imobiliário ou em qualquer outro segmento é comprar bem” – Pedro Roberto Rosa de Moraes – diretor Imobiliária Cardinali.

Conseguiu compreender melhor como funciona a valorização de imóvel? Então, que tal conferir alguns dos nossos lançamentos? Temos os melhores imóveis para compra na região de São Carlos, confira.

 461 total views,  1 views today

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.