Você pode não dar tanto valor, mas a iluminação de um ambiente é fundamental! A luminosidade é um fator super importante para o conforto de um espaço – ou então para o total desconforto. Por isso, vamos falar sobre a importância da iluminação na decoração – também conhecido como projeto luminotécnico.
Muitos ambientes que entramos e não nos sentimos bem decorrem de uma falta de projeto luminotécnico. Da mesma forma, alguns ambientes nos deixam super à vontade e não entendemos o por quê. A razão pode ser a iluminação agradável!
Por isso, para o desenvolvimento de um excelente projeto de iluminação, é necessário não apenas saber quais as funções de cada espaço, mas também as posições exatas dos mobiliários, cores das paredes, móveis e suas texturas, além das volumetrias que compõem este espaço e a localização em relação ao norte de suas aberturas.
Bastante coisa, não é? Mas você vai ver que não é algo espantoso!
Como otimizar a iluminação na decoração?
Claro que devemos sempre priorizar a iluminação natural a todo momento. Afinal, isso é fundamental para a saúde do planeta e, consequentemente a nossa.
Entretanto, alguns lugares já foram arquitetonicamente projetados com poucas aberturas ou aberturas insuficientes. O resultado, às vezes, são ambientes nada agradáveis de permanência, sendo necessário o desenvolvimento de um excelente projeto luminotécnico para valorizar o espaço e ser convidado ao estar.
A cromoterapia – ou terapia de cores – associada à iluminação, vem ganhando espaços nesses últimos anos.
Com o intuito de criar ambientes lúdicos ou relaxantes, os designers vêm usando e abusando dessa técnica super funcional.
No entanto, as corem têm seu caráter psicológico e sua atuação em nós é muito particular. Por isso, é necessário que o designer ou arquiteto converse muito com seu cliente para não correr o risco de errar a iluminação na decoração e criar ambientes com sensações contrárias às esperadas.
Índice
Onde aplicar um projeto luminotécnico?
O projeto luminotécnico é um grande aliado das fachadas. A iluminação bem elaborada nas fachadas auxilia a criar a atmosfera esperada compondo com o projeto arquitetônico.
Você já deve ter notado que algumas casas parecem muito mais bonitas e imponentes à noite do que durante o dia. Isso é resultado de um projeto luminotécnico bem elaborado!
A iluminação também pode compor efeitos maravilhosos com formas geométricas, criando verdadeiras obras de arte. Assim, não é necessário nenhum outro elemento, como quadros ou vegetação. Ou seja, apenas o projeto luminotécnico é o destaque.
Ou, então, a iluminação pode ser usada para ressaltar detalhes de alguma textura ou objeto, trabalhando com um jogo de luz e sombras.
Iluminação na decoração é um assunto extenso!
Então é isso, pessoal! Essa foi uma breve introdução sobre a importância dos projetos luminotécnicos.
É importante lembrar que, apesar de parecerem simples, o conceito por trás de um projeto desses possui uma grande linha e empenho de raciocínio criativo!
Por isso, conte sempre com profissionais qualificados para te ajudar na decoração e harmonização de ambientes!
Você tem alguma dúvida sobre iluminação na decoração? Comente abaixo que nós respondemos!
867 total views, 1 views today
Arqueliê
Fernanda Ferrari e Juliana Schiavone são as arquitetas à frente do ateliê de arquitetura e interiores, Arqueliê. Apaixonadas por projetar espaços exclusivos e harmoniosos, buscam constantemente novas tendências, tendo a natureza como grande fonte de inspiração. Cada projeto elaborado constitui uma sinergia entre a função do espaço e as aspirações do cliente, sendo assim, únicos!