Existem diversas maneiras de decorar uma casa, como falamos na introdução de nossa série sobre harmonização de ambientes. Entre os vários estilos de decoração, vamos abordar hoje o design escandinavo.
O design escandinavo é uma mistura de cores neutras a um mobiliário orgânico e envelhecido, com um design contemporâneo. É básico, minimalista, apaixonante e moderno.
Como o nome sugere, o design escandinavo é oriundo dos países nórdicos, como Dinamarca, Islândia, Noruega, Finlândia e Suécia, que compõem a região da Escandinávia.
Grandes nomes do design e da arquitetura têm suas raízes nessa região. Talvez você já tenha ouvido falar em alguns, como Arne Jacobsen, Eero Saarinen, Werner Panton e Alvar Aalto.
Mesmo se não conhecer, é provável que você já tenha visto alguma peça deles: uma mesa ou cadeira Saarinen ou Panton, por exemplo. Elas dão um show em composições de ambientes e são de um bom gosto e tanto!
Índice
Quais são as características do design escandinavo?
A região da Escandinávia é rigorosamente fria, com temperaturas atingindo até -35°C no inverno! É muito frio! Além disso, os dias são extremamente curtos, com pouquíssima luminosidade.
Por isso, os escandinavos se tornaram experts em aquecer e trazer muita luminosidade ao harmonizar ambientes, além do uso marcante de elementos naturais. Afinal, essa região é composta por maravilhosas montanhas e densas florestas.
Os ambientes sempre recebem cores claras. Não apenas o branco, mas tons pasteis, seja no forro ou nas paredes.
Quando falamos em aquecer ambientes, não é sobre colocar aquecedor, hein! Na verdade, é criar ambientes aconchegantes, onde sentimos conforto térmico só de estar naquele lugar. É gostoso só de imaginar!
Elementos da natureza no design escandinavo
Então! No design escandinavo, além de outros elementos naturais, a madeira é muito utilizada para compor ambientes e fabricar móveis.
Tapetes de couro ecológico ou pelo sintético também são super confortáveis. Por isso, servem para deitar, ler um livro ou assistir nossa série favorita!
Esse calor que o design escandinavo busca ao harmonizar ambientes também reflete a um conforto psicológico. É o mesmo que tratamos na introdução da nossa série e aprofundamos no post anterior, sobre design biofílico.
Os ambientes claros e móveis de madeira, além do design clean, são característica dos nórdicos, para quem menos é mais. Assim, podemos usar nossa imaginação em composições que trazem toques alegres e vibrantes ao ambiente, ao mesmo tempo em que mantemos o aspecto mais neutro.
Você pode abusar de almofadas coloridas. E se forem bordadas à mão, UAU! E não vamos esquecer das nossas deusas: as plantas e as flores! Elas são indispensáveis no design escandinavo.
Uma dica de arranjos que nós amamos compor são cestos de palha natural com plantas de sua preferência. Além de charmoso, fica muito lindo!
Dicas para aplicar o design escandinavo na sua casa
Existem algumas dicas para você aplicar e harmonizar ambientes, se você gostou do que falamos até aqui.
1 – Uso da cor branca
Ela é indispensável no design escandinavo, porque proporciona mais iluminação. Entretanto, as cores vibrantes ainda podem aparecer em pontos estratégicos. Por exemplo, móveis, decoração e quadros. Essa dica é boa porque, quando você enjoar, é só trocar a peça!
2 – Tecidos
Os tecidos neutros e naturais, como algodão, linho e lã, com cores também neutras, são indispensáveis no design escandinavo.
3 – Linhas retas
Utilizar linhas retas na decoração é sempre uma boa técnica. Em móveis e prateleiras, por exemplo, são super bem-vindas!
Enfim! A criatividade é sua! E com a referência do design escandinavo, não tem como errar. Pode ter certeza de que você vai criar e harmonizar ambientes deliciosos e aconchegantes, e não vai querer sair deles!
2,059 total views, 1 views today
Arqueliê
Fernanda Ferrari e Juliana Schiavone são as arquitetas à frente do ateliê de arquitetura e interiores, Arqueliê. Apaixonadas por projetar espaços exclusivos e harmoniosos, buscam constantemente novas tendências, tendo a natureza como grande fonte de inspiração. Cada projeto elaborado constitui uma sinergia entre a função do espaço e as aspirações do cliente, sendo assim, únicos!