Saiba como funciona o FGTS para comprar imóvel

Como uma opção aos trabalhadores de carteira assinada, usar o FGTS para comprar imóvel é uma maneira de viabilizar o sonho do imóvel próprio.

O FGTS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, é uma espécie de poupança destinada aos trabalhadores CLT, que surgiu em 1967 pela Lei n.º 5.107. 

Sendo assim, todo empregador precisa depositar 8% do salário bruto do empregado em uma conta ativa da Caixa Econômica Federal, até o 7º dia útil do mês.

O FGTS surgiu como uma maneira de garantir recursos financeiros aos empregados de carteira assinada em casos de demissão sem justa causa.

Porém, foi a partir de 1998 que foi permitido usar o FGTS para comprar uma casa própria.

Essa alternativa facilitou a aquisição de imóveis usados e novos, permitindo o uso desse fundo como valor de entrada ou para amortizar parcelas do financiamento.

Se você está na jornada em busca do primeiro imóvel próprio, veja como utilizar o FGTS para comprar um imóvel.

Como posso usar o FGTS para comprar imóvel?

Usar o FGTS para comprar uma casa ou apartamento é possível, desde que o empregador atenda alguns requisitos, sendo os principais:

  • O imóvel deve ter um valor inferior a R$ 1,5 milhão;
  • A propriedade precisa estar na mesma cidade onde o comprador mora, ou trabalha, há 1 ano ou mais;
  • O tempo mínimo de carteira assinada deve ser de pelo menos 3 anos (consecutivos ou não);
  • Não deve ter nenhum outro financiamento imobiliário ativo no sistema SFH;
  • O comprador não pode ser dono de outro imóvel residencial na mesma região.

As principais restrições sobre o uso do FGTS na compra de imóvel é a proibição em aquisições de terrenos, imóveis comerciais ou propriedades para terceiros.

Maneiras de usar o FGTS na compra de imóvel 

Reduzir o valor de entrada

O FGTS pode ser usado como parte integral ou parcial da entrada do imóvel, que vai desde 30% (amortização SAC) a 50% (tabela Price) do valor total do imóvel.

Usar para pagar parcelas do financiamento

É possível utilizar o fundo para pagar parcelas atrasadas ou amortizar parcelas futuras, garantindo juros mais baixos e diminuindo o valor em até 80% (a depender de cada caso).

Amortizar saldo devedor 

Caso o comprador tenha saldo suficiente, é possível usar o valor parcial ou total do FGTS para amortizar o saldo devedor do imóvel. 

Ou seja, pagar tudo que ainda está aberto do financiamento do imóvel.

Como aderir ao FGTS para comprar imóvel?

O pedido do uso do FGTS para comprar um imóvel é feito a um agente financeiro (instituição que fará o financiamento) que deve comunicar à Caixa Econômica Federal.

Neste processo, pode ser comum que a Caixa ou agente financeiro verifiquem algumas informações, solicitando documentos.

Comprador: 

  • CTPS – Carteira de Trabalho;
  • Documento de identificação (RG);
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Declaração de Imposto de Renda (se houver);
  • Comprovante de residência.

Do imóvel:

  • Certidão de matrícula;
  • IPTU.

Esses documentos precisam ser levados a um agente financeiro que solicita o saldo diretamente para a Caixa Econômica Federal.

Assim que verificado e confirmado os requisitos, o valor é repassado diretamente para o vendedor (construtora, proprietário, imobiliária, etc.), sem necessariamente cair na conta do comprador.

Optei pelo saque-aniversário, posso usar o FGTS no financiamento?

O saque-aniversário é uma modalidade do FGTS que permite ao trabalhador sacar parte do valor desse fundo no mês do seu aniversário, todos os anos a partir da adesão. 

Contudo, em algumas situações, ao optar pelo saque-aniversário o saldo fica retido mesmo em demissões sem justa causa, tendo que esperar 2 anos para voltar à modalidade tradicional.

Então, quem aderiu ao saque-aniversário não pode utilizá-lo para comprar um imóvel? Não exatamente.

Trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário do FGTS podem utilizá-lo para financiar imóveis. 

Contudo, fica disponível apenas o restante do que não foi sacado no mês de aniversário do trabalhador.

Portanto, se o seu objetivo é conquistar um imóvel próprio, o ideal é preservar seu FGTS. Assim, quando chegar o momento certo, você terá um saldo maior disponível para facilitar a realização desse sonho.

Pronto! 

Agora que você sabe como usar o fundo de garantia, é só negociar com o seu banco ou financiadora a compra do imóvel e a maneira que o FGTS será utilizado. 

E aí, conseguiu tirar as dúvidas de como usar FGTS para comprar imóvel? Agora saiba se existe a idade certa para comprar um imóvel financiado.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.